Notícias de saúde

Ida à Guerra do Vietnã aumentou taxa de suicídios entre soldados?

25 de março de 2024 (Bibliomed). Será que o trauma enfrentado pelos soldados na Guerra do Vietnã levou a taxas de suicídio mais elevadas? Para descobrir isso, pesquisadores do Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos analisaram dados de saúde de mais de 9,5 milhões de veteranos desse conflito.

Quase todos eram homens e perto de 2,5 milhões serviram diretamente (foram destacados) no Vietnã durante o conflito. Acompanhando as taxas de suicídio entre 1979 e 2019, os pesquisadores concluíram que 22.736 suicídios entre veteranos que foram enviados ao Vietnã.

No entanto, em comparação com a população em geral, destacamento para a Guerra do Vietnã não foi associado a um risco aumentado de suicídio. Isso era verdade, independentemente de um veterano ter participado ou não de ação no teatro de guerra.

Ainda assim, um total de 94.497 veteranos da era da Guerra do Vietnã, tendo ou não sido enviados para o conflito, perderam a vida por suicídio nesses 40 anos.

O suicídio sempre foi uma preocupação entre os veteranos dos EUA em geral. De acordo com as informações básicas do estudo, os dados da Administração de Veteranos para 2022 mostram que embora os veteranos representassem apenas 7,6% da população dos EUA, eles representaram quase 14% dos suicídios no país.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.47616.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários