Notícias de saúde

Casais podem desenvolver pressão alta juntos

12 de março de 2024 (Bibliomed). Muitas pessoas acreditam que casais que estão juntos há anos passam a se parecer, a falar da mesma forma e a adotar hábitos semelhantes.

Agora, uma nova pesquisa da American Heart Association revela que muitos cônjuges ou parceiros em relacionamentos heterossexuais também podem ter um problema de saúde perigoso em comum: pressão alta.

Um estudo multinacional analisou casais heterossexuais de meia-idade e mais velhos nos Estados Unidos, Inglaterra, China e Índia. Em 20% a 47% dos casais, ambos os cônjuges ou parceiros tinham pressão arterial elevada.

A prevalência de ambos os cônjuges ou parceiros que apresentavam a doença foi mais significativa na Inglaterra e nos Estados Unidos. No entanto, as pessoas cujos cônjuges ou parceiros com 50 anos ou mais tinham pressão arterial elevada tinham maior probabilidade de a ter também na China e na Índia.

Os pesquisadores recomendam intervenções baseadas em casais para melhorar o diagnóstico e gestão da hipertensão arterial, tais como rastreio baseado em casais, formação de competências ou participação conjunta em programas de tratamento.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.123.030765.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários