Notícias de saúde

Adultos que se exercitam de manhã cedo podem ter melhor controle de peso

29 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Estudo realizado na Franklin Pierce University, nos Estados Unidos, mostrou que adultos que praticavam exercícios rotineiramente moderados a vigorosos no início da manhã tinham menos probabilidade de ter sobrepeso ou obesidade do que aqueles que se exercitavam no final do dia.

Os pesquisadores acompanharam o estado de obesidade entre cerca de 5.300 homens e mulheres adultos. Todos foram inscritos na Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos EUA, entre 2003 e 2004 ou entre 2005 e 2006. Cada um dos participantes usou um acelerômetro de quadril sempre que estavam acordados por quatro a sete dias consecutivos, incluindo pelo menos um dia no fim de semana. Com base nas rotinas de atividades, eles foram então categorizados em um dos três grupos de exercícios: manhã (642 participantes), meio-dia (2.456) ou noite (2.187).

Foram medidas as circunferências da cintura e calculados os escores de IMC. O resultado: praticar exercícios entre 7h e 9h acabou sendo associado a um menor risco de excesso de peso ou obesidade em comparação com exercícios no final do dia. As pontuações do IMC revelaram que todos os participantes do estudo estavam acima do peso, o que significa que seus IMCs registraram algo entre 25 e 29,9. Contudo, enquanto os do grupo da manhã tinham um IMC médio de 25,9, os dos grupos de exercícios do meio-dia e da noite tinham médias de IMC de 27,6 e 27,2, respectivamente.

Da mesma forma, embora a circunferência média da cintura observada entre os praticantes de exercícios matinais tenha sido estimada em cerca de 36 polegadas, esse número caiu entre 37 e 38 polegadas entre os grupos do meio-dia e da noite.

Fonte: Obesity. DOI: 10.1002/oby.23851.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários