Notícias de saúde

Shows e Apelos Marcam o Dia de Combate à Aids no Mundo

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu a grupos de combate à Aids de Hanói, no Vietnã, à Cidade do Cabo, na África do Sul, que divulgassem a mensagem de que o homem deve mudar seus hábitos a fim de deter a doença que já matou milhões de pessoas.

"Os homens podem mudar tudo. Tomando mais cuidado, correndo menos riscos e enfrentando a Aids de cabeça erguida", disse o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em sua mensagem do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado na sexta-feira.

Cerca de 36,1 milhões de pessoas vivem com HIV/Aids no mundo, das quais 5,3 milhões foram contaminadas nos últimos 12 meses, segundo um relatório da ONU divulgado nesta semana. A África subsaariana é a região mais atingida pela doença, mas os países asiáticos, com a Índia à frente, assistem a um crescimento do número de casos.

A campanha deste ano, chamada "Os homens fazem a diferença", visa enviar a mensagem a homens e adolescentes de que manter muitos parceiros sexuais, fazer sexo sem preservativo e a falta de cuidados com a saúde são receitas certas para o desastre.

O Dia Mundial de Combate à Aids nasceu há 13 anos, em um encontro de ministros da Saúde de todo o mundo.

Neste ano, um trem de alerta sobre a doença viajou pela China. No Vietnã, ônibus decorados com preservativos rodaram na capital Hanói. Shows de rock vêm ocorrendo no Laos, China, Rússia, Ucrânia e Haiti. Em Nairóbi, no Quênia, a Federação Internacional das Sociedade da Cruz Vermelha levantou dinheiro para colocar 2 milhões de voluntários percorrendo as casas do país, advertindo as pessoas sobre a doença. Na sede da ONU, em Nova York, o dia também contará com vários eventos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários