Notícias de saúde

Novo tipo de infecção bacteriana pode estar por trás de doenças recentes em cães

26 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um novo tipo de infecção bacteriana pode ser o culpado por uma misteriosa doença respiratória canina que tem infectado cães nos Estados Unidos.

O sequenciamento genético de amostras de 70 cães infectados de New Hampshire, Rhode Island e Massachusetts revelou uma bactéria até então desconhecida. Segundo os autores, a bactéria descoberta é menor que uma normal em seu tamanho e no tamanho de seu genoma.

A doença se assemelha à tosse do canil, mas não responde aos tratamentos padrão. Começa com tosse, lacrimejamento e espirros que podem durar semanas, mas podem progredir para pneumonia e, em casos raros, morte.

Todas as raças de cães parecem vulneráveis à doença, e as evidências sugerem que os humanos não correm o risco de serem infectados.

Os pesquisadores de New Hampshire têm tentado, sem sucesso, cultivar a nova bactéria em laboratório, o que é necessário para descobrir quais antibióticos funcionarão melhor contra ela. Com base na estrutura da bactéria, o antibiótico doxiciclina pode ser eficaz contra ela, mas são necessários mais estudos.

Fonte: University of New Hampshire. New Hampshire Veterinary Diagnostic Laboratory.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários