Notícias de saúde

Cannabis pode redizir necessidade de medicamentos para dormir

16 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Uma pesquisa liderada pela Washington State University revelou que a maioria dos usuários de cannabis que buscam uma boa noite de sono abandonou completamente o uso de auxílios para dormir de venda livre ou prescritos. Mais de 80% dos 1.255 usuários de cannabis entrevistados relataram não utilizar mais medicamentos para dormir, como melatonina e benzodiazepínicos. Em vez disso, mostraram preferência por inalar cannabis com alto teor de THC, seja fumando cigarros ou vaporizando, métodos de ação rápida que estudos anteriores indicam auxiliar na dificuldade de dormir.

Surpreendentemente, cerca de metade dos participantes do estudo também relatou o uso de cepas de cannabis contendo CBD e o terpeno mirceno, um composto aromático encontrado no lúpulo, manjericão e outras plantas, além da cannabis. Uma das descobertas que surpreendeu foi o fato de as pessoas procurarem o terpeno mirceno na cannabis para auxiliar no sono. Há evidências científicas que sugerem que o mirceno pode ajudar a promover o sono, então os usuários de cannabis parecem ter descoberto isso por conta própria.

Os resultados, publicados na revista Exploration of Medicine, destacam que os usuários de cannabis geralmente relatam se sentir mais renovados, focados e capazes de funcionar melhor pela manhã após o uso, em comparação com o uso de medicamentos tradicionais para dormir. No entanto, também mencionaram se sentir mais sonolentos, ansiosos e irritados pela manhã, além de apresentar efeitos colaterais como boca seca e olhos vermelhos.

Embora a pesquisa sugira vantagens do uso de cannabis para questões relacionadas ao sono, os pesquisadores alertam para limitações, como um viés de seleção forte para aqueles que já percebiam benefícios no uso da cannabis. Os autores esperam que o estudo forneça insights valiosos para profissionais de saúde que lidam com usuários de cannabis e para aqueles em busca de soluções alternativas para problemas relacionados ao sono. O estudo também apoia futuros ensaios clínicos para validar a eficácia do mirceno e outros compostos isolados na cannabis para o sono, sem os efeitos intoxicantes do THC.

Fonte: Exploration of Medicine. DOI: 10.37349/emed.2023.00171.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários