Notícias de saúde

A função adaptativa emocional dos sonhos

08 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Um estudo liderado pelas universidades de Genebra (UNIGE) e Toronto, comparou os sonhos de duas comunidades de caçadores-coletores, na Tanzânia e na República Democrática do Congo, com os de indivíduos que vivem na Europa e na América do Norte. A pesquisa demonstrou que os primeiros dois grupos produziam sonhos mais ameaçadores, mas também mais catárticos e socialmente orientados do que os grupos ocidentais.

Os resultados, agora publicados na revista Scientific Reports, mostram como são fortes as ligações entre o ambiente sociocultural e a função dos sonhos.

O estudo investigou as funções fisiológicas, emocionais e culturais dos sonhos e se eles regulam as emoções ou nos preparam para lidar com situações específicas. Teorias recentes sugerem que, durante um sonho "funcional", o indivíduo simula situações mais ameaçadoras e/ou sociais, o que teria uma vantagem evolutiva na promoção de comportamentos adaptados a situações da vida real.

Para testar essas teorias, os pesquisadores da UNIGE e da Universidade de Toronto compararam o conteúdo dos sonhos dos BaYaka na República Democrática do Congo e dos Hadza na Tanzânia - duas comunidades cujo modo de vida se assemelha ao de nossos ancestrais caçadores-coletores - com o de diferentes grupos de indivíduos que vivem na Europa e na América do Norte (Suíça, Bélgica, Canadá), incluindo participantes saudáveis e pacientes com distúrbios psiquiátricos.

Os resultados mostraram que os sonhos dos BaYaka e Hadza eram muito dinâmicos e frequentemente começavam com uma situação de perigo, na qual a vida estava ameaçada, mas terminavam representando uma forma de lidar com essa ameaça. Por outro lado, em populações clínicas, como pacientes com pesadelos ou ansiedade social, os sonhos eram intensos, mas não continham uma resolução emocional catártica. Nestes grupos, a função adaptativa dos sonhos parecia ser deficiente.

Os pesquisadores sugerem que existe uma conexão estreita entre a função dos sonhos e as normas e valores sociais de cada sociedade estudada. No entanto, enfatizam que é difícil estabelecer relações causais entre os sonhos e o funcionamento diurno e que existem vários tipos de sonhos "funcionais". O estudo destaca que a função dos sonhos está fortemente ligada à vida sociocultural de cada sociedade estudada.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-43319-z.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários