Notícias de saúde

Brasil: Margarina com fitosterol Pode Diminuir Colesterol no Sangue

São Paulo, 01 de Dezembro de 2000(eHLA). O brasileiro tem o forte hábito de consumir margarina. No país, são produzidas 438 mil toneladas por ano deste produto, contra apenas 80 mil de manteiga. Mas uma novidade promete tornar esse hábito mais saudável. Trata-se do fitosterol. "Essa substância é da família do colesterol e compete com ele dentro do intestino. Desta forma, a adição de fitosterol é capaz de reduzir os níveis de colesterol LDL, aquele que provoca entupimento das artérias", explica o endocrinologista Eder Quintão, pesquisador da Universidade de São Paulo e coordenador da pesquisa com a nova substância.

Para testar a eficácia do composto formam utilizados dois grupos de pessoas, entre 18 e 65 anos, que tinham altas taxas de colesterol. Durante três semanas os voluntários consumiram uma colher de sopa do alimento diariamente. Um dos grupos ingeriu aquela enriquecida com fitosterol, enquanto o segundo, uma margarina comum. No primeiro, os níveis de colesterol diminuíram, em média, 12%. "Deve-se esclarecer a população que muitos fatores estão envolvidos no controle das altas taxas de colesterol, como a idade e a dieta de cada um. A margarina adicionada de fitosterol apenas auxilia no tratamento, como parte de uma dieta balanceada” explica o endocrinologista.

Produto Comercializado

A nova geração de margarinas já está sendo comercializada no Brasil pela Gessy Lever na linha Becel pro-activ. Apesar das qualidades voltadas para saúde, o lançamento tem restrições de ordem financeira. Está disponível para aqueles consumidores que estiverem dispostos a pagar 6 reais por um pote, o que é de duas a três vezes o preço de uma margarina comum. "A intenção foi criar um diferencial que proporcionasse benefícios à saúde", diz Antonio Mantoam, engenheiro de alimentos da Gessy Lever.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários