Notícias de saúde

Estatinas podem ajudar a reduzir o risco de derrames

20 de setembro de 2023 (Bibliomed). As estatinas são medicamentos usados para o controle do colesterol, mas um novo estudo da Universidade do Sul da Dinamarca mostrou que elas podem ajudar a reduzir o risco de acidente vascular cerebral hemorrágico, mais conhecido como derrame.

Os pesquisadores usaram registros de saúde na Dinamarca, identificando 989 pessoas que tiveram uma hemorragia intracerebral na área do lobo do cérebro.
A área do lobo inclui a maior parte do cérebro, como os lobos frontal, parietal, temporal e occipital. A área não lobular inclui os gânglios da base, tálamo, cerebelo e tronco cerebral.

As pessoas incluídas no estudo tinham idade média de 76 anos. Os pesquisadores as compararam com 39.500 pessoas que não tiveram esse tipo de AVC e eram semelhantes em idade, sexo e outros fatores.

Os pesquisadores também analisaram 1.175 pessoas com idade média de 75 anos que tiveram hemorragia intracerebral nas partes não lobulares do cérebro, comparando-as com mais de 46.000 pessoas que não tiveram esse tipo de derrame. O uso de estatina foi determinado usando dados de prescrição.

Depois de ajustar fatores como pressão alta, diabetes e uso de álcool, os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomavam estatinas tinham um risco 17% menor de sofrer um derrame nas áreas dos lobos do cérebro. Eles tiveram um risco 16% menor de derrame nas áreas não lóbulos do cérebro.

O uso mais longo de estatinas foi associado a um menos risco de acidente vascular cerebral em ambas as áreas do cérebro. As pessoas tiveram um risco 33% menor de ter um derrame na área do lóbulo do cérebro e um risco 38% menor de acidente vascular cerebral na área não lóbulo do cérebro ao usar estatinas por cinco anos.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201664.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários