Notícias de saúde

Crianças de Rua Vivem Sob o Risco da Aids na Índia

Por Sunil Kataria

NOVA DÉLI (Reuters) - Milhares de crianças de rua na Índia, que moram em plataformas de trem ou dormem nas calçadas, enfrentam o risco de contrair o HIV através do abuso sexual, prostituição e uso de drogas.

As crianças são órfãs ou fugiram de casa por causa de maus-tratos. Elas muitas vezes acabam se voltando para a prostituição e injetam drogas para conseguir "fugir" de uma vida de tormento incessante.

Sobrevivendo de restos e bicos, estão em um patamar elevado de risco de Aids pelo abuso sexual, disse Kanak Mittal, que trabalha ajudando crianças de rua.

Amarjeet, um menino de 12 anos, disse à Reuters que viu crianças sendo estupradas centenas de vezes, especialmente na estação de trem de Nova Déli.

"Algumas crianças vão com pessoas que abusam delas, porque precisam do dinheiro", disse ele.

Existem grupos que estão trabalhando para deter esse abuso.

O Salam Balak Trust (Fundo Saúde para Criança), de Nova Déli, instalou abrigos que dão educação, aconselhamento, alimentação e um teto.

"Assim que chegam a Déli, os chefões nas estações e rodoviárias os pegam", disse o coordenador do fundo, Ashwini Ranjan. "Durante o dia, elas são forçadas a recolher restos... e à noite, sofrem abuso físico."

O fundo também coordena um programa que ensina às crianças de rua sobre a Aids e como evitá-la.

Rajesh Shah, de 13 anos, disse aos prantos à Reuters que foi forçado a fugir de um patrão que tentou estuprá-lo. "Ele me deu um lugar para dormir e prometeu me dar um salário decente, mas quando pedi o dinheiro ele se recusou, dizendo que só daria se eu fizesse sexo com ele."

Os grupos de atendimento e ajuda dizem que sexo é uma questão de sobrevivência, muitas vezes.

"Eles podem não estar na posição de determinar os termos nos quais o sexo ocorre. Então se proteger ou o conhecimento sobre preservativos é muito difícil", disse o conselheiro do Programa das nações Unidas para Aids (Unaids) Gordon Alexander.

A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que a Índia tem pelo menos 3,7 milhões de pessoas infectadas pelo HIV. A Aids está se espalhando dos grupos tradicionais de risco, como as prostitutas, usuários de drogas e homossexuais, por cinturões rurais e áreas urbanas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários