Notícias de saúde

Quem tem risco aumentado de desenvolver o distúrbio psiquiátrico de mania?

28 de dezembro de 2023 (Bibliomed). A mania, o distúrbio psiquiátrico no qual o humor e o nível de energia são extremamente elevados por pelo menos uma semana, e a hipomania, que é menos grave e dura pelo menos quatro dias, são as características definidoras dos transtornos do espectro bipolar (TEB) e podem ser os sintomas mais perturbadores. Um novo estudo publicado na revista Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging, agora identifica uma assinatura de risco para a ocorrência futura de mania ou hipomania.

O TEB compreende condições psiquiátricas que normalmente surgem na idade adulta jovem, muitas vezes perturbando severamente vidas e exigindo tratamentos intensivos. O risco de mania permaneceu um desafio para os médicos preverem; a capacidade de fazê-lo ajudaria a direcionar tratamentos mais precocemente para pacientes sob risco.

Em recente estudo, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh basearam-se em pesquisas anteriores mostrando que a motivação de recompensa aumentada e a interrupção do ritmo circadiano do sono estão associadas ao início da mania/hipomania. Estudos de imagem cerebral também mostraram que o TEB está associado à ativação da expectativa de recompensa elevada no córtex pré-frontal ventrolateral esquerdo, um centro-chave de processamento de recompensa e saliência.

Para o estudo atual, os investigadores agruparam esses marcadores; eles levantaram a hipótese de que uma assinatura de aumento do risco de mania seria marcada por elevada sensibilidade à recompensa, impulsividade e características circadianas do sono. Os participantes, adultos jovens sem diagnóstico de TEB, foram avaliados e realizaram ressonância magnética funcional. Cerca de metade dos participantes também foram submetidos a avaliações de acompanhamento em seis e 12 meses.

Três "perfis" emergiram da amostra: um saudável, um de risco moderado e um de alto risco. Indivíduos de alto risco apresentaram sintomas de mania elevados no início do estudo em comparação com os outros dois grupos. Durante o intervalo de acompanhamento de 12 meses, os sintomas de mania nos grupos de alto e moderado risco excederam o grupo saudável.

Assim, foram identificados perfis neurocomportamentais com base na sensibilidade à recompensa, impulsividade e características circadianas do sono que ajudam a distinguir aqueles com vulnerabilidade elevada à mania. Essas características, em combinação, podem ajudar a detectar o risco de mania e fornecer alvos para orientar e monitorar as intervenções precoces.

Fonte: Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging, DOI: 10.1016/j.bpsc.2023.04.012.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários