Notícias de saúde

Brasil: Associação Brasileira de Bronzeamento Qualifica Centros de Bronzeamento Artificial

São Paulo, 30 de Novembro de 2000(eHLA). Com a chegada do verão aumenta a preocupação com o bronzeamento saudável e a necessidade de normas para controlar os centros que fornecem esses serviços em todo o Brasil. A Associação Brasileira de Bronzeamento (ABB) está qualificando centros prestadores de serviços de bronzeamento, por meio da adoção de normas e procedimentos de seguridade definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na norma aprovada no final do ano passado. Essas medidas incluem a necessidade de treinamento dos operadores das camas de bronzeamento. Segundo Cleverson Riggo, presidente da ABB, alguns centros estão praticando o bronzeamento de forma inadequada, permitindo que seus clientes se exponham a riscos desnecessários. “Isso ocorre, pois nunca houve uma norma completa e clara que controlasse os riscos”, explica.

Mas como fazer um bronzeamento saudavelmente, quando sabemos que os raios solares afetam a pele, aceleram o processo de envelhecimento e estão relacionados a várias formas de câncer? Segundo o Dr. Cressoni, se controlarmos a exposição aos raios ultravioleta do sol ou de camas de bronzeamento e respeitarmos os limites da nossa pele, maximizaremos os efeitos positivos e minimizaremos os negativos. O bronzeamento saudável depende do controle de cada um de nós.

"A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Ministério da Saúde já demonstraram publicamente seu desejo de ver a técnica normatizada no país", afirma Cleverson. "Durante o último ano verificamos a má utilização dos equipamentos, então resolvemos nos preparar para podermos oferecer serviços de qualidade regulamentados por normas técnicas, médicas e científicas reconhecidas", esclarece.

Bronzeamento em Cabines

* Primeiramente escolha um centro que possua equipamentos de boa qualidade e cujo operador tenha conhecimento para o uso adequado;

* Não realize as sessões se forem verificadas condições pessoais que restrinjam sua ida ao sol;

* Sempre use os óculos protetores fornecidos pelo centro;

* Não use cosméticos e não aplique filtro solar;

* Ajuste o tempo da sessão de acordo com o recomendado pelo fabricante do equipamento ao seu tipo de pele;

* Respeite o intervalo de pelo menos 48 horas entre as primeiras duas exposições;

* Não se exponha a luz natural e a artificial no mesmo dia;

* Não exceder 60 sessões de bronzeamento anualmente.

Faça o seu comentário
Comentários