Notícias de saúde

Praticar mais exercícios pode aumentar a tolerância à dor

12 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Oslo, na Noruega, mostrou que pessoas fisicamente ativas têm maior tolerância à dor em comparação com tipos sedentários.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 10.000 adultos que participaram de uma grande pesquisa populacional realizada periodicamente na Noruega.

Usando dados de duas rodadas do estudo - 2007 a 2008 e 2015 a 2016 - os pesquisadores examinaram os níveis de atividade física relatados pelos participantes e seus níveis de tolerância à dor. A tolerância à dor foi testada submergindo a mão em água fria.

Aqueles que relataram ser fisicamente ativos em qualquer rodada do estudo tiveram maior tolerância à dor do que aqueles que relataram um estilo de vida sedentário em ambas as rodadas.

Além disso, os participantes com níveis de atividade total mais altos apresentaram maior tolerância à dor. Aqueles com maior atividade na segunda rodada do que na primeira tiveram um nível geral mais alto de tolerância à dor.

Segundo os autores, esses resultados sugerem que permanecer fisicamente ativo, tornar-se ativo ou aumentar a atividade está ligado a uma maior tolerância à dor. Assim, aumentar a carga de atividade física pode ser uma estratégia potencial para aliviar ou evitar a dor crônica.

Fonte: PLOS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0285041.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários