Notícias de saúde

Efeitos colaterais dos anabolizantes podem durar anos após o uso

04 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Atraídos por promessas de músculos maiores e melhor desempenho em campo, muitos atletas e fisiculturistas recorrem a esteroides anabolizantes, apesar de seus efeitos colaterais bem conhecidos, incluindo aumento do risco de doenças cardíacas e problemas de humor. Agora, dois novos estudos apresentados na reunião anual do Congresso Europeu de Endocrinologia mostram que esses danos podem persistir depois que os atletas param de tomar os hormônios sintéticos.

Em um estudo com 64 homens saudáveis de 18 a 50 anos que praticavam treinamento recreativo de força, 28 usavam esteroides anabolizantes, 22 eram ex-usuários de esteroides e 14 nunca haviam tomado esteroides.

Os homens foram submetidos a um teste para ver quanto sangue flui para os músculos do coração ao descansar e se exercitar. Tanto os usuários de esteroides antigos quanto os atuais mostraram um fluxo sanguíneo ruim para o coração em comparação com aqueles que nunca os usaram. A maioria dos ex-usuários havia parado de tomar esteroides mais de um ano antes do estudo.

Em outro estudo, três grupos de homens de 18 a 50 anos responderam a questionários e doaram sangue para medir os níveis do hormônio sexual masculino testosterona. Este estudo incluiu 89 usuários atuais de esteroides anabolizantes, 61 ex-usuários de esteroides e 30 homens que nunca usaram esteroides. Cerca de três quartos dos ex-usuários pararam de tomar esteroides mais de um ano antes de participar do estudo; o resto estava limpo há mais de dois anos.

Ex-usuários de esteroides relataram pior saúde física e mental, incluindo níveis mais altos de fadiga, pior funcionamento social e pior bem-estar emocional. Além do mais, os homens que pararam de tomar esteroides tinham níveis de testosterona mais baixos em comparação com aqueles que nunca usaram esteroides.

Agora, os pesquisadores planejam realizar um estudo maior para avaliar o risco de doenças cardíacas e a qualidade de vida em ex-usuários de esteroides.

Fonte: European Congress of Endocrinology 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários