Notícias de saúde
28 de novembro de 2023 (Bibliomed). Pacientes com câncer de mama de alto risco podem tomar medidas para ajudar a impedir que a doença volte ou as mate. Os mesmos hábitos saudáveis que as principais organizações de câncer recomendam para prevenir o câncer parecem fazer uma grande diferença para impedir seu retorno nesses pacientes, mostram novas pesquisas.
O estudo mostrou que seguir as diretrizes de prevenção do câncer antes, durante e depois da quimioterapia foi associado a um risco 37% menor de repetição da doença e a um risco 58% menor de morte prematura.
Pesquisadores de 11 centros médicos basearam-se em dados de um estudo anterior sobre o impacto dos suplementos dietéticos nos resultados do câncer de mama em estágio inicial e de alto risco. No estudo mais recente, eles atribuíram pontos para a adesão dos pacientes a sete fatores de estilo de vida. Essas são coisas que as pessoas poderiam fazer, por escolha, para cuidar de si mesmas. Entre os hábitos estudados estavam manter um peso saudável, comer uma variedade de frutas, vegetais e grãos integrais e ser fisicamente ativo. Outros incluíram não fumar e limitar ou evitar álcool, bebidas açucaradas e carnes vermelhas e processadas.
O novo estudo descobriu que essas escolhas tiveram impacto mesmo em pacientes com tipos mais agressivos de câncer de mama. Praticar exercícios e não fumar contribuíram mais para os resultados positivos. Os pesquisadores disseram que não está claro quais mecanismos subjacentes a esses hábitos impedem a recorrência do câncer. Contudo, os pacientes devem saber que mesmo aderir um pouco a eles faz diferença, ressaltam os autores.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.11673.
Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.
Veja também