Notícias de saúde

Qual a relação entre estilo de vida saudável e doenças relacionadas à obesidade?

16 de novembro de 2023 (Bibliomed). Um estilo de vida saudável está associado a um risco reduzido de doença cardiovascular em adultos obesos. Pouco se sabe sobre as associações entre um estilo de vida saudável e o risco de outras doenças atribuíveis à obesidade nessa população.

Um novo estudo publicado na revista eletrônica JAMA Network Open examinou a associação entre fatores de estilo de vida saudável e a incidência das principais doenças relacionadas à obesidade em adultos com obesidade, em comparação com aqueles adultos com peso normal.

Neste estudo de coorte de 438.583 participantes do Biobank do Reino Unido, os adultos com obesidade apresentavam maior risco de várias doenças em comparação com aqueles que mantinham um peso corporal e estilo de vida saudáveis. Para indivíduos com obesidade, praticar exercícios regularmente, abster-se de fumar, consumir álcool com moderação ou não, e comer uma dieta saudável foram associados a uma diminuição do risco de doença cardiovascular, insuficiência renal, gota, distúrbios do sono e distúrbios do humor.

Esses achados sugerem que, embora a adesão a um estilo de vida saudável esteja associada a um menor risco de vários resultados adversos à saúde em adultos com obesidade, ela não erradica totalmente o risco de doenças relacionadas à obesidade.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.14741.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários