Notícias de saúde

Vaping aumenta risco de câncer no nariz e garganta

23 de março de 2022 (Bibliomed). Os usuários de cigarros eletrônicos e narguilés podem estar em maior risco do que os fumantes de cigarros de tabaco para câncer de nariz, seios nasais e garganta, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da NYU Langone Health, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores observaram 123 vapers e 122 fumantes de cigarro nas ruas da cidade de Nova York. Eles também monitoraram 96 pessoas fumando dentro de dois bares de narguilé. Eles descobriram que 63% dos vapers e 50% dos fumantes de narguilé exalaram pelo nariz, em comparação com 22% dos fumantes de cigarro.

Em um estudo relacionado, a mesma equipe de pesquisa encontrou danos aumentados nas passagens nasais de vapers e usuários de narguilé. Os níveis de compostos inflamatórios liberados pelas células de defesa no nariz foram até 10 vezes maiores para usuários de vapers e narguilé em comparação com fumantes de cigarro.

Os autores ressaltam que mais pesquisas são necessárias para confirmar se esse dano nasal em usuários de vapers e narguilés é realmente devido à forma como eles expelem fumaça e não a problemas não relacionados, mas destacam que pesquisas anteriores mostraram que tanto os cigarros eletrônicos quanto os narguilés expõem os sistemas respiratórios dos usuários a níveis mais altos de nicotina, monóxido de carbono e outros produtos químicos tóxicos do que os cigarros e charutos tradicionais.

Fonte: Tobacco Use Insights. DOI: 10.1177/1179173X221078200.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários