Notícias de saúde

Psicoterapia para depressão pode proteger contra doenças cardíacas

03 de novembro de 2023 (Bibliomed). Tratar a depressão com psicoterapia pode fornecer proteção contra doenças cardíacas, sugere uma nova pesquisa da University College London, na Inglaterra.

Em um estudo com quase 637.000 pessoas que participaram de terapia de conversação oferecida pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) entre 2012 e 2020, aqueles cujos sintomas de depressão melhoraram tiveram 12% menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral e morte.

Talking Therapies é um programa de tratamento de ansiedade e depressão oferecido pelo NHS. Ele visa problemas de saúde mental que afetam cerca de 1 em cada 4 adultos a cada ano. De acordo com o NHS, os problemas de saúde mental são a maior causa de incapacidade no Reino Unido. O programa é gratuito e oferece terapia cognitivo-comportamental, aconselhamento e autoajuda guiada.

Os sintomas depressivos foram medidos por meio de um questionário que considera fatores como problemas de sono, falta de interesse em fazer as coisas e humor deprimido. Esses achados foram então vinculados aos registros de saúde dos pacientes para procurar eventos cardíacos.

O novo estudo também descobriu uma ligação entre a idade e o benefício da psicoterapia. Pessoas com menos de 60 anos cuja depressão melhorou após a psicoterapia tiveram um risco 15% menor de doença cardíaca e um risco 22% menor de morte prematura por todas as causas. Pacientes com mais de 60 anos viram um benefício menor. O risco de doença cardíaca caiu 5% e eles tiveram um risco 14% menor de morte precoce por outras causas.

Tratar a depressão pode estimular melhorias no estilo de vida que beneficiam a saúde geral, dizem os pesquisadores. Por exemplo, uma atitude mais positiva pode levar a uma alimentação mais saudável e exercícios, o que pode melhorar a saúde geral e do coração em particular.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehad188.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários