Notícias de saúde

Desnutrição é Ligada a Problema Cardíaco em Paciente com HIV

NOVA YORK (Reuters Health) - Pessoas com HIV geralmente desenvolvem anormalidades no músculo do coração, mas a causa parece estar relacionada mais à desnutrição do que ao HIV, sugere um novo estudo.

Várias anormalidades do coração têm sido constatadas em pacientes HIV positivo, porém poucos estudos têm examinado as funções do coração durante a fase diastólica, período entre as contrações em que o órgão se enche de sangue.

Em um novo estudo, a equipe de T. Martinez-Garcia, do Hospital Juan Ramon Jimenez, em Huelva (Espanha), comparou a função diastólica em 61 pacientes com HIV com 32 voluntários saudáveis.

O músculo do coração de pacientes com HIV era substancialmente menor do que o dos voluntários saudáveis, informaram os autores na publicação Heart.

A massa muscular no ventrículo esquerdo -- a mais importante câmara de bombeamento do coração -- era menor em um subgrupo de pacientes HIV positivo que eram desnutridos.

A massa do músculo do ventrículo esquerdo foi mais associada ao índice de massa corporal, medida de altura e peso que indica o estado nutricional. De fato, o tamanho do músculo do coração estava diretamente relacionado à quantidade de gordura e músculos medida nos braços.

A função diastólica também estava comprometida em pacientes HIV positivo quando comparados aos voluntários saudáveis, ainda que a maioria dos índices da função cardíaca não tenha apresentado uma relação clara com índices da infeção viral ou nutricionais, observam os cientistas.

Os efeitos do HIV na função diastólica podem levar a uma insuficiência cardíaca posterior. "O HIV parece destinado a se tornar uma causa importante de insuficiência cardíaca em todo o mundo", informaram os autores.

Essa associação, entre função anormal do coração e nutrição deficiente, oferece a possibilidade de estratégias preventivas.

"A influência de fatores alimentares nas variáveis cardíacas estudadas indica que medidas nutricionais poderiam ajudar a prevenir a ocorrências de tais fatos", conclui a equipe de Matinez-Garcia.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários