Notícias de saúde

Estudo mostra conexões entre esclerose múltipla e doenças cardíacas

11 de outubro de 2023 (Bibliomed). A esclerose múltipla e a aterosclerose envolvem um endurecimento anormal do tecido corporal, e pesquisas recentes sugerem que elas podem estar ligadas. A escolerose múltipla é uma doença neurodegenerativa que ataca o cérebro e a medula espinhal. A aterosclerose é o endurecimento das artérias.

Um estudo do Imperial College London, no Reino Unido, acompanhou mais de 84.000 pessoas por 10 anos, comparando a saúde do coração em participantes com e sem escolerose múltipla. Os resultados mostraram que pessoas com esclerose múltipla tinham 50% mais chances de morrer de doenças cardíacas, e elas eram 28% mais propensos a ter um ataque cardíaco e 59% mais propensos a ter um acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores explicam, apesar de a pesquisa não mostrar que a esclerose múltipla cause aterosclerose, ela indica uma forte associação entre as duas doenças está surgindo. Eles destacam que são necessários mais estudos para entender os processos subjacentes que ligam essas duas condições, mas ressaltam que essas informações podem fazer com que médicos adotem cuidados adicionais com esses pacientes.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2020.0664.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários