Notícias de saúde

Exercícios podem ajudar a controlar a insuficiência cardíaca

09 de outubro de 2023 (Bibliomed). Exercícios supervisionados como caminhar, andar de bicicleta estacionária e até dançar cerca de três vezes por semana foram mais eficazes do que medicamentos para ajudar pessoas com sintomas de um dos tipos mais comuns de insuficiência cardíaca.

A declaração resume os resultados de uma revisão de estudos por especialistas da American Heart Association e do American College of Cardiology. Uma das principais descobertas foi que a terapia com exercícios teve resultados comparáveis ou melhores na melhoria da capacidade de exercício para pessoas com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada em comparação com aqueles com insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida.

Os estudos examinados analisaram vários tipos de exercícios, desde caminhada, ciclismo estacionário, treinamento intervalado de alta intensidade, treinamento de força e dança em instalações e treinamento em casa.

O comitê de redação do relatório examinou atentamente as pesquisas publicadas desde 2010 para avaliar os dados mais atuais sobre o impacto das terapias baseadas em exercícios para insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.

Descobriu-se que o treinamento físico supervisionado pode levar a um aumento do consumo máximo de oxigênio de 12% a 14%, aumento do tempo total de exercício em 21% e melhora dos escores de qualidade de vida no questionário Minnesota Living with Heart Failure de 4 a 9 pontos.

Os tratamentos para insuficiência cardíaca concentram-se na redução dos sintomas, como falta de ar e fadiga, além de minimizar ou retardar as consequências da doença. Isso pode incluir diminuição da qualidade de vida, hospitalizações frequentes, perda de independência funcional, altos custos de saúde e aumento do risco de morte.

A terapia de exercícios supervisionados foi caracterizada como sendo realizada três vezes por semana, e a duração dos programas variou de um mês a oito meses.

Fonte: Circulation. DOI: 10.1161/CIR.0000000000001122.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários