Notícias de saúde

Estudos buscam tratamento para calvície em adolescentes

06 de outubro de 2023 (Bibliomed). A alopecia areata é uma doença autoimune caracterizada por perda de cabelo repentina, muitas vezes desfigurante. É a segunda causa mais comum de queda de cabelo, afetando aproximadamente 7 milhões de pessoas nos Estados Unidos. A alopecia areata costuma causar um sofrimento enorme, tanto para adultos quanto para crianças. Segundo os autores, “ser criança já é difícil o suficiente, então imagine como é ser uma criança com grandes calvícies, talvez faltando uma sobrancelha, talvez sem nenhum cabelo."

Um medicamento que demonstrou tratar com eficácia a alopecia areata em adultos também é bem-sucedido no tratamento de pacientes adolescentes, de acordo com um ensaio clínico publicado na revista The Lancet.

O novo medicamento oral estudado no ensaio clínico, um inibidor da Janus quinase (JAK) conhecido como ritlecitinibe, foi desenvolvido pela Pfizer. Outros inibidores de JAK, uma classe de medicamentos originalmente usados para tratar a artrite reumatoide e certas doenças do sangue, já foram aprovados para o tratamento de uma série de doenças de pele, incluindo alopecia areata. No ano passado, a Food and Drug Administration dos EUA aprovou o uso do inibidor de JAK baricitinibe para tratar a alopecia areata grave, mas apenas em adultos.

O novo estudo de fase 3 acompanhou 718 pacientes – incluindo mais de 100 pacientes adolescentes – em 118 hospitais e clínicas em 18 países. Todos os participantes, independentemente da idade, tinham pelo menos 50% de queda de cabelo no couro cabeludo devido à alopecia areata.

Após 24 semanas de uso do ritlecitinibe, muitos pacientes apresentaram crescimento completo ou quase completo do cabelo no couro cabeludo, segundo o estudo. Com o uso continuado de ritlecitinibe por mais 24 semanas, mais pacientes obtiveram crescimento capilar. A medicação foi bem tolerada pelos pacientes ao longo do estudo. Significativamente, os resultados foram consistentes entre todas as faixas etárias, incluindo pacientes mais jovens.

Este novo estudo é um grande avanço para o tratamento da alopecia areata porque o ensaio clínico envolveu adolescentes além de adultos. Como a alopecia areata frequentemente afeta crianças e adolescentes, é inovador o avanço de um medicamento que mostra segurança e eficácia no tratamento de pacientes mais jovens.

Um outro estudo de longo prazo de ritlecitinibe para tratar a alopecia areata continua em andamento.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(23)00222-2.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários