Notícias de saúde

Exame de Urina Evita Teste Invasivo Para Detectar Câncer

Por Emma Patten-Hitt

NOVA YORK (Reuters Health) - Um teste para detecção precoce de câncer de bexiga já está disponível e pode substituir o método diagnóstico atual, mais invasivo, e aplicado a pacientes com história de câncer de bexiga.

As pessoas que já tiveram a doença correm maior risco de uma recidiva e precisam se submeter a exames frequentes, chamados cistoscopia, no qual um endoscópio é inserido na uretra. Geralmente, os exames são feitos a cada três meses nos primeiros dois anos após o tumor inicial.

"Estamos muito entusiasmados com esse teste", disse Michael Carter, urologista da Universidade de British Columbia. "Uma das dificuldades que temos é tentar convencer as pessoas de que vão precisar fazer a cistoscopia para o resto da vida", explicou o especialista.

O ImmunoCyt detecta marcadores do câncer de bexiga em uma mostra de urina e será usado com teste citológico que examina diretamente as células.

A citologia não é ideal para detectar tumores em estágios iniciais, mas o ImmunoCyt vai encontrá-los em cerca de 95 por cento dos casos", declarou o patologista Edward Barker. "A citoscopia não é um procedimento terrivelmente desconfortável, mas certamente é invasivo. Não tenho nenhuma dúvida de que as pessoas concordarão em passar pelo novo exame", acrescentou Carter.

Conforme Edward Messing, chefe do departamento de urologia da Universidade de Rochester, em Nova York, cerca de 400 mil norte-americanos passam regularmente por exames para tentar detectar a doença e cerca de 50 a 60 por cento dos pacientes com a doença terão uma recaída nos próximos cinco anos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários