Notícias de saúde

Adolescentes que recorrem ao vaping relatam mais ansiedade e depressão

25 de agosto de 2023 (Bibliomed). Durante décadas, as pessoas recorreram aos cigarros em momentos de estresse. Agora, um estudo preliminar sugere que os jovens estão usando vaping da mesma maneira. Realizado na Ohio State University, nos Estados Unidos, o estudo entrevistou on-line 1.921 adolescentes e jovens adultos com idades entre 13 e 24 anos. A maioria afirmou ter utilizado o vaping no mês anterior à pesquisa, incluindo 830 que disseram ter vaporizado nicotina e THC (o componente psicoativo da maconha).

No geral, 70% dos vapers que usaram apenas THC disseram que tiveram problemas de ansiedade na semana anterior, assim como mais de 60% daqueles que vaporizaram nicotina ou ambas as drogas. Isso comparado com cerca de 40% dos participantes que nunca vaporizaram.

Enquanto isso, mais da metade de todos os vapers lutou com sintomas de depressão na semana anterior, incluindo dificuldade em se envolver ou interessar por atividades normalmente apreciadas, além de diminuir a capacidade de fazer as coisas necessárias no trabalho, escola ou em casa, além de dificuldades em relacionamentos. Entre os não vapers, essa taxa era de 25%. De 20% a um terço disseram que a depressão os levou a experimentar o vaping. Mais de 50% das pessoas em todos os grupos vaping relataram ter pensamentos suicidas nos últimos 12 meses, em comparação com apenas um terço dos não usuários.

Muitos dos jovens entrevistados disseram explicitamente que começaram a fumar para lidar com a depressão – incluindo um terço daqueles que fumavam maconha. Para os pesquisadores, isso é preocupante, já que o vaper pode ser tão perigoso quanto os cigarros tradicionais.

Fonte: Association’s Epidemiology, Prevention, Lifestyle & Cardiometabolic Health Scientific Sessions 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários