Notícias de saúde

Uso diário de maconha está ligado a doenças cardíacas

22 de agosto de 2023 (Bibliomed). Pessoas que usam maconha diariamente têm até um terço a mais de chance de desenvolver doença arterial coronariana em comparação com aquelas pessoas que nunca usaram a substância.

A doença arterial coronariana (DAC) é a forma mais comum de doença cardíaca e ocorre quando as artérias que fornecem sangue ao coração se estreitam devido ao acúmulo de colesterol. A doença geralmente causa dor no peito, falta de ar e fadiga, e pode levar a ataques cardíacos.

Os pesquisadores usaram dados do All of Us Research Program do National Institutes of Health, que inclui informações detalhadas sobre a saúde e os hábitos de 175.000 pessoas. Lá, eles primeiro identificaram a relação entre a frequência de uso de cannabis e as taxas de DAC.

Os autores usaram a randomização mendeliana, uma abordagem baseada em genética para identificar uma relação causal entre o transtorno do uso de cannabis e o risco de DAC usando dados de um consórcio genético independente. Depois de ajustar para idade, sexo e principais fatores de risco cardiovascular, os resultados indicaram que os usuários diários de cannabis tinham 34% mais chances de ter DAC do que aqueles que nunca usaram maconha.

O uso mensal de cannabis não foi associado a um aumento significativo no risco de DAC. A análise de randomização mendeliana sugeriu que isso se devia a uma relação causal, descobrindo que as pessoas com transtorno por uso de cannabis eram mais propensas a desenvolver DAC. O estudo também descobriu que, em uma análise genética, essa relação causal era independente dos possíveis efeitos de confusão do uso de tabaco e álcool.

Os pesquisadores sugerem que os usuários de cannabis devem informar os médicos sobre o uso de maconha ao monitorar as condições cardíacas, porque isso pode desempenhar um fator importante no tratamento.

Fonte: American College of Cardiology (ACC) Scientific Session/World Congress of Cardiology (WCC) 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários