Notícias de saúde

Medicamento biológico experimental pode reduzir o risco de Covid-19 grave

25 de julho de 2023 (Bibliomed). Uma única injeção de um medicamento biológico experimental pode reduzir pela metade o risco de hospitalização por infecção por Covid-19, mostram os resultados de novos ensaios clínicos.

O interferon lambda peguilado (PEG-lambda) provou ser eficaz contra todas as variantes do Covid-19, incluindo a Ômicron.

O ensaio clínico envolveu quase 2.000 pacientes com Covid-19 recém-infectados tratados em 12 locais no Brasil e cinco locais no Canadá entre junho de 2021 e fevereiro de 2022. Dentro de sete dias do início dos sintomas, os pacientes foram aleatoriamente designados para receber uma única injeção de PEG-lambda ou um placebo.

Menos de 3% dos pacientes que receberam PEG-lambda foram hospitalizados, em comparação com quase 6% daqueles que receberam uma injeção de placebo. Isso representa uma redução de 51% no risco de hospitalização para aqueles que recebem o medicamento.

Os resultados foram ainda melhores quando os pacientes receberam o medicamento em três dias - 1,9% dos pacientes com PEG-lambda acabaram no hospital em comparação com 3,1% do grupo placebo, uma redução relativa do risco de 58%.

O PEG-lambda também parece ser seguro para os pacientes. Se aprovado como tratamento contra o Covid-19, o PEG-lambda fornecerá uma opção para pessoas que não podem tomar Paxlovid, que contém um agente que aumenta a atividade do medicamento, e esse componente abre a possibilidade de interações medicamentosas perigosas.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2209760.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários