Notícias de saúde

Pessoas com apneia do sono podem ter ossos e dentes mais fracos

11 de julho de 2023 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com apneia do sono podem ter baixa densidade mineral óssea, uma condição que é um indicador de osteoporose e pode aumentar o risco de fraturas e causar perda de dentes e falha de implantes dentários.

Os pesquisadores usaram tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) - um tipo de raio-X - para medir a densidade óssea nas cabeças e pescoços de 38 adultos. Metade dos participantes do estudo tinha apneia do sono.

Essas varreduras descobriram que os participantes com apneia do sono tinham densidade mineral óssea significativamente menor do que os participantes sem a condição.

A apneia do sono pode causar dificuldade em respirar durante o sono, o que pode levar a baixos níveis de oxigênio no corpo, inflamação, estresse oxidativo e padrões respiratórios encurtados. Esses sintomas podem ter um efeito negativo crônico no metabolismo ósseo e, eventualmente, na densidade óssea, explicam os autores.

Fonte: The Journal of Craniomandibular and Sleep Practice. DOI: 10.1080/08869634.2022.2142724.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários