Notícias de saúde

Tratamento para gengivite pode não ter resultados em fumantes

07 de julho de 2023 (Bibliomed). Tratamentos para doenças gengivais podem trazer poucos benefícios para fumantes antigos, mostra uma nova pesquisa realizada na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Segundo os autores, isso sugere a necessidade de repensar o tratamento da doença periodontal comum.

Os pesquisadores estudaram o efeito de diferentes níveis de tabagismo nos resultados do tratamento da doença gengival.

Fumantes inveterados, ou seja, aqueles que fumam constantemente, com formas mais graves de inflamação da gengiva não obtiveram nenhum benefício com o tratamento. Aqueles com periodontite moderada tiveram um efeito de 50% do tratamento, em comparação com fumantes mais leves.

Cerca de 40% da população é afetada pela periodontite e 18% dos dinamarqueses fumam diariamente ou ocasionalmente. O tratamento da doença é adaptado a cada paciente, incluindo limpeza profunda dos dentes afetados, educação sobre os efeitos nocivos do tabagismo e, em alguns casos, cirurgia.

Segundo os autores, essas descobertas ilustram a necessidade de incluir encaminhamentos para cursos de cessação do tabagismo nas diretrizes de tratamento para periodontite.

Fonte: Journal of Dental Research. DOI: 10.1177/00220345221135100.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários