Notícias de saúde

Nova tecnologia permite monitoramento indolor da glicose para diabéticos

22 de junho de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Waterloo estão desenvolvendo um novo adesivo que ofereceria aos diabéticos uma alternativa acessível, precisa, sem dor e 24 horas por dia aos testes tradicionais que exigem a picada de um dedo para uma amostra de sangue a cada poucas horas. E para torná-lo ainda mais fácil de usar, as leituras potencialmente salvadoras do adesivo seriam transmitidas para os smartphones das pessoas.

Após três anos de trabalho, a equipe de pesquisa está aperfeiçoando um adesivo vestível que usa centenas de minúsculas microagulhas para detectar os níveis de glicose, informações cruciais para os diabéticos que precisam saber exatamente quanto medicamento precisam a qualquer momento.

Embora uma variedade de adesivo de monitoramento esteja disponível comercialmente há vários anos, os autores da pesquisa dizem que este é o primeiro desse tipo. Segundo eles, até agora ninguém havia feito este tipo de adesivo com material condutor de hidrogel que pudesse ser usado para detecção de glicose como uma plataforma de microagulhas. Este pequeno adesivo daria aos diabéticos monitoramento indolor da glicose

O patch seria extremamente pequeno - apenas um centímetro quadrado – e poderia ser usado discretamente no braço de uma pessoa, sendo indolor. Por usar materiais de baixo custo, seria mais barato do que alguns dos adesivos agora disponíveis, que podem custar até US$4.800 por ano, e poderia ser adquirido pelos pacientes sem receita. Também forneceria medições mais precisas e contínuas por 14 dias, em comparação com os dispositivos atuais que fornecem monitoramento por sete a 10 dias.

Em conjunto com o trabalho atual, está sendo construída uma plataforma eletrônica em miniatura para enviar leituras sem fio das microagulhas para os smartphones dos usuários.

Fonte: Advanced Healthcare Materials. DOI: 10.1002/adhm.202202362.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários