Notícias de saúde

Irradiação da Uva Pode Aumentar Poder Antioxidante no Vinho

NOVA YORK (Reuters Health) - Pessoas em busca da fonte da juventude podem encontrá-la em uma taça de vinho, sugerem pesquisadores espanhóis. Segundo novas descobertas, a refrigeração de uvas ou sua exposição a baixos níveis de radiação ultravioleta antes delas serem transformadas em vinho podem aumentar o poder dos antioxidantes da fruta.

Estudos científicos indicam que os antioxidantes retardam os efeitos do envelhecimento e diminuem o risco de doenças cardíacas e câncer ao combater os radicais livres, relacionados ao desenvolvimento de doenças, no organismo.

"Estes resultados demonstram que o armazenamento em refrigeração e a irradiação ultravioleta de uvas pode ser benéfico para aumentar a capacidade de (substâncias) que potencialmente promovem a saúde", afirmam Francisco Tomas-Barberan, do Conselho para Pesquisa Científica da Espanha, em Murcia, e sua equipe.

Os pesquisadores explicam, na edição de outubro de Journal of Agricultural and Food Chemistry, que a luz ultravioleta parece ativar um sistema nas uvas que previne a deterioração do antioxidante resveratrol.

Tomas-Barberan e sua equipe descobriram que o vinho tinto feito de uvas irradiadas tinha cerca de 3 miligramas (mg) de resveratrol em cada taça, comparado a 1 mg de resveratrol em uma taça de vinho feito de uvas que não foram irradiadas.

A refrigeração de uvas após sua colheita parece estimular enzimas que produzem substancias que fazem bem à saúde, de acordo com os cientistas.

A irradiação é um processo em que baixos níveis de radiação são aplicados ao alimento para destruir microorganismos causadores de doenças.

Nos últimos dois anos, o governo norte-americano aprovou o uso do processo para certos alimentos como carne vermelha, frutos do mar, legumes e frutas.

Até agora, a irradiação parece não provocar efeitos nocivos à saúde, mas algumas pessoas temem que ela possa levar ao câncer a longo prazo.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários