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Existem diferenças entre as dificuldades de leitura nas crianças

15 de maio de 2023 (Bibliomed). Muitas crianças lutam para aprender a ler, e estudos mostraram que os alunos de um nível socioeconômico mais baixo (NSE) são mais propensos a ter dificuldade do que aqueles de um nível mais alto de NSE.

Pesquisadores descobriram agora que os tipos de dificuldades que os alunos com NSE mais baixo têm com a leitura e as assinaturas cerebrais subjacentes são, em média, diferentes daquelas dos alunos com NSE mais alto que tem dificuldades com a leitura.

Em um novo estudo, que incluiu varreduras cerebrais de mais de 150 crianças enquanto realizavam tarefas relacionadas à leitura, os pesquisadores descobriram que quando os alunos de NSE mais altos lutavam com a leitura, isso geralmente poderia ser explicado por diferenças em sua capacidade de juntar sons em palavras, uma habilidade conhecida como processamento fonológico.

Para fazer o estudo, os pesquisadores recrutaram alunos de primeira e segunda séries da área de Boston, fazendo um esforço para incluir uma variedade de NSEs. Para os propósitos deste estudo, o NSE foi avaliado pelo total de anos de educação formal dos pais, que é comumente usado como medida do NSE da família.

Os pesquisadores primeiro deram a cada criança uma série de testes padronizados projetados para medir o processamento fonológico ou o processamento ortográfico. Em seguida, eles realizaram varreduras de fMRI (ressonância magnética funcional) de cada criança enquanto realizavam tarefas fonológicas ou ortográficas adicionais.

A série inicial de testes permitiu que os pesquisadores determinassem as habilidades de cada criança para ambos os tipos de processamento, e as varreduras cerebrais permitiram medir a atividade cerebral em partes do cérebro ligadas a cada tipo de processamento.

Os resultados mostraram que na extremidade superior do espectro NSE, as diferenças na capacidade de processamento fonológico foram responsáveis ??pela maior parte das diferenças entre bons leitores e leitores com dificuldades. Isso está de acordo com os achados anteriores

No entanto, quando os alunos de NSE mais baixos de tiveram dificuldades, isso foi melhor explicado pelas diferenças em sua capacidade de nomear palavras ou letras rapidamente, uma tarefa associada ao processamento ortográfico ou interpretação visual de palavras e letras. Esse padrão foi ainda confirmado pela ativação cerebral durante o processamento fonológico e ortográfico.

Essas diferenças sugerem que diferentes tipos de intervenções podem ser necessários para diferentes grupos de crianças, dizem os pesquisadores.

Fonte: Developmental Cognitive Neuroscience. DOI: 10.1016/j.dcn.2022.101175.

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