Notícias de saúde

Traumas no início da vida podem resultar em compulsão alimentar

26 de abril de 2023 (Bibliomed). Novas pesquisas identificaram como traumas no início da vida – incluindo abuso infantil e negligência – podem mudar o cérebro para aumentar o risco de uma pessoa de compulsão alimentar mais tarde na vida, mostrou estudo do Virginia Polytechnic Institute e da State University's Fralin Biomedical Research Institute, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores separaram camundongos de seus companheiros de ninhada e, em seguida, estudaram o impacto em um hormônio no cérebro chamado leptina, que há muito é conhecido por suprimir o apetite e o ganho de peso, sinalizando ao cérebro que é hora de parar de comer.

Os cientistas descobriram que em camundongos que sofreram estresse no início da vida e exibiram comportamento semelhante à compulsão alimentar, a leptina foi menos eficaz em uma parte do cérebro chamada hipotálamo lateral, onde muitos comportamentos são regulados. Em seguida, os pesquisadores identificaram neurônios em outra parte do cérebro chamada cinza periaquedutal ventrolateral que responde à mensagem da leptina - e do hipotálamo lateral - para regular a compulsão alimentar.

Os autores ressaltam que esses resultados são importantes, pois 8 em cada 10 pessoas que sofrem de compulsão alimentar em algum momento de sua vida, relatam eventos traumáticos, como abuso infantil, negligência ou outro trauma.

Fonte: Nature Neuroscience. DOI: 10.1038/s41593-022-01208-0.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários