Notícias de saúde

Maioria das pessoas com mais de 50 anos ajuda a cuidar de idosos

24 de março de 2023 (Bibliomed). Mais da metade dos norte-americanos com 50 anos ou mais estão ajudando um adulto mais velho a gerenciar tarefas que vão desde tarefas domésticas até cuidados médicos, mostra uma nova pesquisa nacional realizada por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Foram entrevistadas quase 2.200 pessoas com idades entre 50 e 80 anos, dos quais 54% disseram que ajudaram um adulto mais velho em "tarefas de cuidado" nos últimos dois anos.

Na maioria das vezes, isso significava ajudar nos "encontros" de assistência médica - como marcar ou comparecer a consultas e se comunicar com os médicos. Mas as pessoas também costumavam ajudar nos reparos domésticos, no jardim, nas compras, na preparação das refeições e no gerenciamento das finanças.

Cerca de um em cada seis entrevistados ajudou uma pessoa idosa com cuidados pessoais, como tomar banho e vestir-se. Em quase metade dos casos, as pessoas estavam ajudando um dos pais. Mas também era comum que os entrevistados ajudassem um amigo ou vizinho, um cônjuge ou outro parente.

A pesquisa constatou que dois terços dos cuidadores/ajudantes relataram problemas como fadiga física e emocional, dificuldade em conciliar responsabilidades familiares e profissionais e falta de tempo para o autocuidado.

As pessoas que cuidam de um idoso com demência geralmente passam por momentos especialmente difíceis: cerca de metade teve que ajudar em cinco ou mais tarefas, e muitos disseram que as responsabilidades eram mais difíceis do que esperavam.

Apesar dos desafios encontrados no processo de cuidar de outra pessoa, a pesquisa mostrou que 96% daqueles que prestaram ajuda relataram experiências positivas, como sentir um senso de propósito e se aproximar da família ou dos amigos.

Fonte: Look for the Helpers: Providing Support to Older Adults. University of Michigan National Poll on Healthy Aging. DOI: 10.7302/6590.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários