Notícias de saúde

Mais uma vacina contra o HIV falhou em testes

20 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores que trabalham em um teste de estágio final para uma vacina contra o HIV anunciaram a descontinuação do seu trabalho. Segundo os pesquisadores, apesar de segura, a vacina não forneceu proteção conta o HIV.

Os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos confirmaram a notícia de que o teste experimental do Mosaico, que começou em 2019, será encerrado. Essa era a única vacina contra o HIV cujos testes clínicos estavam em estágio avançado.

A vacina foi inicialmente desenvolvida pela Janssen Vaccines & Prevention, de propriedade da controladora Johnson & Johnson. Os pacientes receberam quatro injeções ao longo de um ano da vacina, que usava um vírus do resfriado para fornecer imunógenos. Além da farmacêutica, a parceria público-privada envolveu a Rede de Ensaios Clínicos de Vacinas contra o HIV e o Comando de Pesquisa e Desenvolvimento Médico do Exército dos EUA.

O estudo analisou 3.900 homens que fazem sexo com homens e transgêneros com idades entre 18 e 60 anos, em cerca de 50 locais na Europa, América do Norte e América do Sul.

Os cientistas descobriram que a vacina era segura, mas não forneceu proteção contra a contração do HIV entre os participantes do estudo. O resultado foi considerado decepcionante pelos pesquisadores, que destacaram que existem outras abordagens estratégicas a serem adotadas, que que novas pesquisas surgirão, uma vez que a modalidade de prevenção definitiva para qualquer infecção, particularmente infecção viral, é uma vacina segura e eficaz.

Um teste separado de vacina contra o HIV terminou com resultados semelhantes em 2021. Os pesquisadores desse teste, envolvendo mulheres em cinco países da África subsaariana, também chegaram à conclusão de que o tratamento era seguro, mas também ineficaz na proteção contra o vírus.

Fonte: United Press International. January 18, 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários