Notícias de saúde

Terapia experimental se mostra promissora no tratamento de melanoma avançado

26 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Uma terapia experimental que usa as próprias células do sistema imunológico do corpo pode superar um tratamento padrão para pacientes com melanoma avançado, segundo um novo ensaio clínico.

O melanoma é a forma menos comum, mas mais mortal, de câncer de pele. Historicamente, o prognóstico tem sido sombrio para pessoas com melanoma metastático - onde o câncer se espalhou para locais distantes do corpo.

Os pesquisadores descobriram que a terapia dobrou a quantidade de tempo que os pacientes com melanoma viveram sem o progresso do câncer de pele, em comparação com um medicamento usado há muito tempo chamado ipilimumabe.

A abordagem, chamada terapia de linfócitos infiltrantes de tumor (TIL), aproveita a capacidade natural de combate ao tumor das próprias células T do sistema imunológico dos pacientes.

Os pacientes no estudo atual foram designados aleatoriamente para receber um tratamento único com TIL ou infusões de ipilimumabe, a cada três semanas para até quatro doses.

No final, os TILs provaram ser melhores no controle do câncer. Os pacientes permaneceram livres de progressão do câncer por uma média de 7 meses, contra 3 meses no grupo ipilimumabe. "Mediana" significa que metade dos pacientes ficou livre de progressão por um período mais longo e metade por um período mais curto.

No geral, metade dos pacientes com TIL apresentou regressão em seus tumores, em comparação com 21% daqueles em ipilimumabe.

Os especialistas enfatizaram que o TIL ainda é experimental e, por enquanto, os pacientes só podem recebê-lo se se inscreverem em um ensaio clínico.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2210233.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários