Notícias de saúde

Você sabe o que é e quando ocorre a retransição?

19 de agosto de 2022 (Bibliomed). Um número crescente de crianças está em transição social para viver de acordo com sua identidade de gênero, em vez do gênero assumido por seu sexo no nascimento, um processo que normalmente envolve a mudança de pronomes, nome, penteado e roupas de uma criança. Algumas preocupações sobre as transições sociais da infância foram levantadas, incluindo que essas crianças podem não continuar a se identificar como transgêneros, mas podem realizar uma “retransição” (também chamada de “destransição” ou “dessistência”), o que alguns autores sugerem que pode ser angustiante para os jovens. A pesquisa sugeriu que as idades de 10 a 13 anos podem ser momentos particularmente importantes para a retransição e que a identidade pode ser mais estável após esse período para jovens que apresentam inconformidade precoce de gênero.

Um estudo atual publicado em Pediatrics teve como objetivo fornecer a primeira estimativa de retransição e relatar as identidades de gênero atuais dos jovens, em média, 5 anos após suas transições sociais iniciais.

O estudo examinou a taxa de retransição e identidades de gênero atuais de 317 jovens inicialmente transgêneros (208 meninas transgêneros, 109 meninos transgêneros; M = 8,1 anos no início do estudo) que participaram de um estudo longitudinal, o Trans Youth Project. Os dados foram relatados pelos jovens e seus pais por meio de visitas presenciais ou online ou via e-mail ou correspondência telefônica.

Verificou-se que, em média, 5 anos após a transição social inicial, 7,3% dos jovens fizeram a retransição pelo menos uma vez. No final desse período, a maioria dos jovens se identificou como jovens transgêneros binários (94%), incluindo 1,3% que retransitou para outra identidade antes de retornar à sua identidade transgênero binária. Um total de 2,5% dos jovens foram identificados como cisgêneros e 3,5% como não-binários. As identidades cisgênero posteriores foram mais comuns entre os jovens cuja transição social inicial ocorreu antes dos 6 anos; suas retransições muitas vezes ocorreram antes dos 10 anos de idade.

Esses resultados sugerem que as retransições são infrequentes. Mais comumente, os jovens transgêneros que fizeram a transição social em idades precoces continuaram a se identificar dessa maneira. No entanto, entender as retransições é crucial para os médicos e famílias ajudarem a tornar as retransições o mais suaves possível para os jovens.

Fonte: Pediatrics (2022). DOI: 10.1542/peds.2021-056082.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários