Notícias de saúde

Chá Preto Melhora Fluxo Sanguíneo

NOVA ORLEANS (Reuters Health) - Tomar uma xícara de chá preto faz com que os vasos sanguíneos funcionem melhor em duas horas, dilatando as artérias e aumentando o fluxo sanguíneo, de acordo com pesquisadores norte-americanos.

Isso pode ter, em última instância, um efeito benéfico no coração, segundo Joseph A. Vita, da Universidade de Boston. Os efeitos benéficos do chá no coração são conhecidos há anos, mas como isso acontece ainda é um mistério, disse Vita durante o encontro anual da American Heart Association (Associação Americana de Coração), em Nova Orleans.

Durante o estudo, Vita e sua equipe acompanharam 50 homens e mulheres com doença cardíaca que beberam quatro xícaras de chá preto ao dia por quatro semanas. Os pesquisadores usaram uma marca comercial para que a quantidade de cafeína e outros ingredientes ativos fossem as mesmas entre o grupo.

Os participantes também tomaram quatro copos de água por dia e evitaram outros tipos de chá e vinho tinto. Eles foram acompanhados por mais quatro semanas, em que beberam água em vez de chá.

Utilizando ultra-som para medir o fluxo sanguíneo no antebraço, os cientistas descobriram que o chá ajudou a função dos vasos sanguíneos. Normalmente, os vasos sanguíneos dilatam 11 por cento, já aqueles com doenças cardíacas dilatam somente seis por cento. O consumo de chá -- e não de água -- restabeleceu a resposta dos vasos sanguíneos a níveis próximos dos normais.

"Os efeitos logo foram visíveis, (dentro de) duas horas após a ingestão da primeira xícara e os efeitos persistiram após as quatro semanas", afirmou Vita.

De acordo com o pesquisador, os efeitos não ocorreram devido à cafeína no chá. Durante o estudo, Vita e sua equipe pediram que alguns participantes ingerissem um tablete de cafeína equivalente a duas xícaras de chá e repetiram o teste de resposta arterial. A cafeína não produziu resposta na função dos vasos sanguíneos.

Vita destacou que os antioxidantes são conhecidos por melhorar a função dos vasos sanguíneos e o chá preto contém quantidades significativas de flavonóides, que são antioxidantes.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de flavonóides no sangue dos participantes do estudo aumentaram com o consumo de chá.

"Este estudo demonstra, portanto, que o consumo de chá reverte uma anormalidade importante na função dos vasos sanguíneos em pacientes com doença arterial coronariana", disse Vita.

"Mas estudos futuros serão necessários antes que o consumo de chá possa ser recomendado a pacientes como uma maneira de proteger contra doença arterial coronariana e derrame", destacou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários