Notícias de saúde

Problemas do sono podem gerar doenças mentais em crianças

01 de agosto de 2022 (Bibliomed). Estudo procurou avaliar as associações de distúrbios respiratórios do sono relatados pelos pais (DRS) e comportamentos de sono avaliados por dispositivo com funcionamento comportamental e emocional em pacientes pediátricos com sobrepeso/obesidade.

Na pesquisa, um total de 109 crianças com sobrepeso/obesidade (média de idade, 10,0 ± 1,1 anos) foram incluídas neste estudo transversal. Comportamentos de sono (ou seja, horário de vigília, horário de início do sono, tempo total na cama, tempo total de sono e despertar após o início do sono) foram estimados usando acelerômetros de pulso. Ainda, buscou-se avaliar o funcionamento comportamental e emocional (ou seja, escala clínica: agressividade, hiperatividade, problemas de comportamento, problemas de atenção, atipicidade, depressão, ansiedade, retraimento e somatização; escala adaptativa: adaptabilidade, habilidades e liderança).

O DRS foi positivamente associado a todas as variáveis da escala clínica e com menor adaptabilidade e liderança. Especificamente, a subescala relativa à sonolência diurna foi associada a maiores problemas de atenção, depressão, ansiedade e menor adaptabilidade. A subescala desatenção/hiperatividade foi significativamente associada a todas as escalas clínica e adaptativa, exceto somatização. A subescala de ronco e os comportamentos de sono avaliados pelo dispositivo não foram relacionados a nenhuma variável de funcionamento comportamental ou emocional.

Portanto, este estudo sugere que os sintomas de distúrbios respiratórios do sono, mas não os comportamentos de sono avaliados, estão associados ao funcionamento comportamental e emocional em crianças com sobrepeso/obesidade. Especificamente, a sonolência diurna, um potencial sintoma de DRS, foi relacionada a maiores problemas de atenção, depressão, ansiedade e retraimento e menor adaptabilidade.

Fonte: The Journal of Pediatrics. DOI: 10.1016/j.jpeds.2022.03.006.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários