Notícias de saúde

Aplicativos de jogos usam recursos de design para manipular as crianças

05 de julho de 2022 (Bibliomed). Recursos de design manipulativos (conhecidos como padrões escuros) são comuns em videogames e tecnologias direcionadas para adultos, mas sua prevalência na mídia interativa infantil não foi descrita. Que tipos de recursos de design manipulativo existem em aplicativos móveis para crianças, e será que existem desigualdades na exposição de crianças pequenas ao design manipulativo?

Estudo buscou desenvolver um esquema de codificação confiável para coletar dados sobre designs digitais manipulativos, descrever sua prevalência em aplicativos usados ??por uma amostra comunitária de crianças pequenas e testar hipóteses sobre associações de recursos de design manipulativo com status socioeconômico (SES).

Neste estudo transversal de aplicativos usados ??por 160 crianças de 3 a 5 anos, a maioria dos aplicativos estava associada a recursos de design manipulativo que incluíam pressão de relacionamento parassocial, pressão de tempo fabricada, restrições de navegação e uso de iscas atraentes para incentivar mais tempo de jogo ou mais compras, além da pressão baseada em propaganda; apenas 20% dos aplicativos não tinham recursos de design manipulativos. Crianças de estratos socioeconômicos mais baixos jogaram aplicativos com design mais manipulador.

Esses resultados sugerem que designs interativos que atendem aos interesses das empresas de tecnologia sobre os interesses das crianças são comuns e merecem mais estudos e regulamentações.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.17641.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários