Notícias de saúde

Beber Chimarrão Pode Aumentar Risco de Câncer de Esôfago

NOVA YORK (Reuters Health) - Pessoas que gostam de tomar chimarrão podem ter mais preocupações do que queimar a língua. De acordo com descobertas de um novo estudo, beber mate, chá ou café com leite muito quentes parece aumentar o risco de câncer no esôfago.

O estudo, publicado na edição de 15 de novembro de International Journal of Cancer, descobriu que tomar essas bebidas aumenta o risco de câncer cerca de quatro vezes.

O alto consumo de carne de vaca, gordura animal e sal está associado a um risco maior, enquanto comer muitas frutas, vegetais e cereais e beber chá verde protegem contra a doença. Os pesquisadores descobriram que o consumo regular de frutas, por exemplo, pareceu diminuir o risco de câncer em 63 por cento.

"Isso acrescenta evidências de um efeito carcinogênico de lesão termal crônica no esôfago induzido pelo consumo de bebidas muito quentes", dizem Xavier Castellsague, de L'Hospitalet de Llobregat, em Barcelona, Espanha, e sua equipe.

Os cientistas analisaram a associação entre bebidas quentes incluindo o mate, bebida popular no sul do Brasil. Resultados demonstram que o alto consumo de mate e beber mate muito quente estavam significativamente associados ao risco de câncer do esôfago em homens e mulheres, sem levar em consideração fumo e consumo de álcool.

O efeito carcinogênico da temperatura, no entanto, foi aumentado entre pessoas que bebiam muito álcool.

O consumo de outras bebidas muito quentes, como chá e café com leite, também estava associado ao risco maior. Não houve, no entanto, relação entre o café sem leite e o risco de câncer ou qualquer risco associado a beber café ou chá morno ou ligeiramente quente.

De acordo com Castellsague e sua equipe, o câncer de esôfago atinge mais certas áreas geográficas. Uma desses locais é a América do Sul e inclui o sul do Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

Pessoas dessas regiões bebem mate com frequência, servido quente e bebido na cuia com uma espécie de canudo, que leva muito fluido quente para o esôfago.

Para verificar se o mate e outras bebidas quentes estavam associados ao câncer de esôfago, Castellsague e sua equipe analisaram os resultados de cinco estudos envolvendo cerca de 3.000 pessoas.

Os pesquisadores destacam que pesquisas em outros países descobriram uma associação entre bebidas quentes e o câncer de esôfago.

"Apesar disso, o fumo e o consumo de álcool continuam sendo os fatores de risco mais importantes para o câncer de esôfago nessas populações, respondendo por 90 por cento de sua incidência", concluem Castellsague e sua equipe.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários