Notícias de saúde

Ganhar um Oscar pode aumentar tempo de vida de atores

26 de maio de 2022 (Bibliomed). Os graus de status social são poderosos determinantes de saúde para indivíduos que vivem na pobreza. Um novo estudo buscou avaliar se ganhar um Oscar por atuar estava associado à sobrevivência a longo prazo.

Várias décadas atrás, uma equipe de pesquisadores encontrou evidências sugerindo que atores e atrizes vencedores do Oscar tenderiam a viver mais do que atores que nunca ganharam o prêmio. Nesse novo esforço, os pesquisadores adotaram uma abordagem muito mais ampla. Eles obtiveram dados de 934 atores/atrizes que foram indicados e/ou ganharam um Oscar entre os anos de 1929 a 2020. Incluído nos dados estava a idade da morte, se aplicável. Eles também coletaram o mesmo tipo de dados para atores que apareceram no mesmo filme que o ator vencedor do Oscar e que eram semelhantes em idade e gênero como grupo de controle. Ao todo, eles estudaram os dados de 2.111 atores, 1.222 dos quais morreram.

Eles então compararam a expectativa de vida daqueles que ganharam o Oscar com aqueles que não ganharam. Eles descobriram que os vencedores do prêmio viveram em média 77,1 anos; os que foram indicados, mas não venceram, viveram em média 73,7 anos, e os que não foram indicados viveram em média 73,6 anos.

Os pesquisadores observaram que, ao longo dos anos, a expectativa de vida aumentou em geral. Então, para determinar quanto tempo os atores de hoje deveriam esperar viver, eles usaram um modelo estatístico para fazer previsões para cada grupo de atores. Mostrou vencedores vivendo aproximadamente 81,3 anos, indicados até 76,4 anos e atores não indicados até 76,2 anos.

Os dados não forneceram nenhuma pista sobre por que os atores vencedores do Oscar poderiam viver mais, mas os pesquisadores sugerem que pode ser devido a uma alimentação melhor e um estilo de vida mais saudável para acompanhar seu status aumentado depois de ganhar um prêmio tão prestigioso. Eles também sugerem que, depois de ganhar um Oscar, muitos atores podem não enfrentar tanto estresse em suas carreiras.

Fonte: PLoS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0266563.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários