Notícias de saúde

Atividade física melhora memória e condicionamento em crianças

25 de maio de 2022 (Bibliomed). Programas escolares de corrida, como The Daily Mile, impactam positivamente a saúde física dos alunos; no entanto, existem evidências limitadas sobre a saúde psicológica. Além disso, as evidências atuais limitam-se principalmente ao exame do impacto agudo.

Um recente presente estudo examinou o impacto a longo prazo dos programas de corrida na cognição, bem-estar e condicionamento físico dos alunos. O estudo é o primeiro a analisar os efeitos a longo prazo sobre a saúde psicológica de programas de corrida baseados na escola. O programa Daily Mile envolve crianças fazendo uma pausa de 15 minutos das aulas para fazer atividade física. Mais de três milhões de crianças participam do programa em todo o mundo.

Para este último estudo, pesquisadores das Universidades de Stirling, Edimburgo e Highlands and Islands observaram 6.000 alunos com idades entre nove e 11 anos que realizaram uma série de testes de função cognitiva. A equipe trabalhou com escolas e a iniciativa educacional Terrific Scientific da BBC para coletar os dados para o maior estudo de todos os tempos sobre os benefícios do Daily Mile.

Os professores guiaram os alunos através de um teste de bip para medir a aptidão e, em seguida, os alunos concluíram tarefas personalizadas baseadas em computador para medir a atenção e a memória e relataram seu próprio bem-estar.

A equipe usou modelos estatísticos para analisar o impacto de um programa de corrida de longo prazo na cognição, bem-estar e condicionamento físico de um aluno. Eles também consideraram outros fatores, como idade, sexo e status socioeconômico.

Os resultados mostraram que a aptidão teve uma associação pequena, mas detectável, com melhores habilidades de memória e pensamento em alunos que participaram por menos de dois meses. Embora participar por mais de três meses tenha uma associação significativa com níveis mais altos de condicionamento físico, não foram encontrados benefícios para a cognição e o bem-estar.

Assim, segundo os pesquisadores, identificou-se um impacto positivo pequeno e seletivo da participação em programas de corrida baseados na escola sobre condicionamento físico e cognição. Embora nenhum benefício de longo prazo tenha sido identificado para a cognição ou bem-estar, o impacto na aptidão física e no benefício de curto prazo sugere que as escolas devem considerar a participação neste programa ou similares.

Fonte: Fronties in Psychology. DOI: 10.3389/fpsyg.2022.812616.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários