Notícias de saúde

Fumar durante a gravidez não causa TDAH em crianças

04 de maio de 2022 (Bibliomed). Existe a crença de que mães que fumam durante a gestação têm maior probabilidade de terem filhos com ranstorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Agora, um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, mostrou que isso não é verdade.

Vários estudos sugeriram que fumar durante a gravidez pode contribuir para o TDAH, mas não estava claro se havia uma ligação direta ou se outros fatores como genética, educação, renda e idade da mãe desempenhavam um papel.

Na tentativa de esclarecer a questão, os pesquisadores analisaram 46 estudos anteriores que examinaram a associação entre o tabagismo durante a gravidez e o risco de TDAH em crianças. Alguns dos estudos que os pesquisadores consideraram mais confiáveis ??sugerem que a genética compartilhada desempenha um papel substancial na ligação entre o tabagismo durante a gravidez e o TDAH em crianças.

Essa conclusão se encaixa com uma revisão anterior que também concluiu que a associação entre fumar durante a gravidez e TDAH é explicada pela genética compartilhada.

Embora a revisão não tenha encontrado nenhum efeito causal entre o uso de tabaco na gravidez e o TDAH, havia uma palavra de cautela para as gestantes: fumar durante a gestação pode não causar TDAH, mas tem efeitos prejudiciais em outros aspectos da saúde da criança.

Fonte: Addiction. DOI: 10.1111/add.15858.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários