Notícias de saúde

Rede de Mercearias dos EUA Pára de Vender Fenilpropanolamina

CINCINNATI (Reuters) - A maior rede de mercearia dos Estados Unidos, a Kroger, afirmou na quarta-feira que está retirando voluntariamente medicamentos que não exigem receita médica e produtos para emagrecer contendo fenilpropanolamina de suas lojas, seguindo a recomendação do governo norte-americano.

A substância, conhecida como PPA, é encontrada em dezenas de remédios e está relacionada a casos muito raros de derrames em adultos, particularmente em mulheres com menos de 50 anos, concluiu a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de drogas e alimentos nos Estados Unidos.

De acordo com a Kroger, cerca de 55 itens nas categorias de tosse, gripe e emagrecimento serão removidos das prateleiras imediatamente, incluindo alguns produtos das marcas Kroger e Perfect Choice.

De acordo com a rede, sua decisão de retirar os produtos que não exigem receita médica não atinge os medicamentos de prescrição, que só são vendidos sob orientação médica.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quarta-feira a suspensão de 20 medicamentos contendo fenilpropanolamina -- descongestionantes nasais, antigripais e expectorantes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários