Notícias de saúde

Grande oferta de alimentos não saudáveis pode aumentar risco de AVC

18 de julho de 2023 (Bibliomed). Morar próximo a regiões com grande oferta de alimentos não saudáveis, chamados de junk-foods, pode aumentar o risco de sofrer um acidente vascular cerebral, indica estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Os pesquisadores chamam essas regiões, onde há muitos restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência que vendem muitas comidas não saudáveis de "pântanos alimentares". De acordo com o estudo, morar próximo a um desses locais aumenta o risco de um AVC em 13%.

O estudo envolveu 17.875 adultos nos EUA que participaram de um estudo de saúde em andamento. Os autores usaram uma medida padrão, chamada índice de ambiente de varejo de alimentos, para pontuar o município de residência de cada participante em sua proporção de restaurantes e lojas de conveniência em relação a mercearias e outros varejistas mais saudáveis.

No geral, apenas 28% dos participantes do estudo viviam em uma área com pontuação inferior a 5, o que indica uma variedade de opções de alimentos mais saudáveis. O restante, 72%, vivia em municípios com pontuação superior a 5, indicativo de pântanos alimentares.

Uma pontuação de 6, que era típica dos condados estudados, significa que a área tinha seis vezes mais varejistas de alimentos menos saudáveis do que saudáveis. Ao longo de seis anos, pouco menos de 4% dos participantes do estudo sofreram um derrame. O risco foi 13% maior em áreas de pântano alimentar.

Os autores explicam que muitos fatores afetam o risco de derrame, e é difícil separar a importância dos pântanos de alimentos dessas outras variáveis, como renda, tempo, locais para prática de exercício e acesso a cuidados de saúde, mas ressaltam que os resultados encontrados mostram a importância dos fatores sociais na saúde cardiovascular.

Fonte: International Stroke Conference 2023.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários