Notícias de saúde

Bom colesterol pode proteger contra Alzheimer

18 de abril de 2022 (Bibliomed). Pesquisadores da University of Southern California, nos Estados Unidos, descobriram que níveis mais altos de colesterol HDL, chamado de bom colesterol, no fluido ao redor do cérebro e da medula espinhal podem ajudar a proteger da doença de Alzheimer.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram as concentrações de lipoproteínas de alta densidade (HDL) no líquido cefalorraquidiano de 180 voluntários saudáveis ??com idade média de quase 77 anos. O estudo ligou um número maior de pequenas partículas de HDL no líquido cefalorraquidiano com dois indicadores-chave que podem proteger contra a doença de Alzheimer.

Um indicador é um melhor desempenho em testes de memória e habilidades de pensamento (ou "cognitivas"). Dos 141 participantes que completaram uma série desses testes cognitivos, aqueles com níveis mais altos de pequenas partículas de HDL no líquido cefalorraquidiano tiveram pontuações melhores. E isso era independente de idade, sexo, educação ou se carregavam o gene APOE4, que aumenta o risco de Alzheimer. A ligação foi ainda mais forte entre aqueles que não tinham comprometimento cognitivo.

O outro indicador de um efeito protetor é que pessoas com níveis mais altos de pequenas partículas de HDL também tinham níveis mais altos de um peptídeo chamado beta-amilóide 42 em seu líquido cefalorraquidiano. Embora o peptídeo contribua para a doença de Alzheimer quando se desdobra e se aglomera nos neurônios, um nível mais alto dele circulando pelo cérebro e pela coluna tem sido associado a um risco menor para a doença.

Os resultados sugerem que pequenas partículas de HDL podem apontar o caminho para tratamentos para a doença de Alzheimer precoce, muito antes do declínio mental ocorrer.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.12649.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários