Notícias de saúde

Um em Cada 20 Britânicos é Alcoólatra

Por Rebeca Harrison

LONDRES (Reuters) - Um em cada 20 britânicos é alcoólatra e o governo deve intervir urgentemente para conter a dependência, afirmou uma entidade britânica sobre abuso de álcool na quarta-feira.

A Alcohol Concern disse, durante uma conferência de profissionais de saúde e grupos antiálcool, que irá alertar o governo de que o número de pessoas dependentes de álcool corresponde ao dobro de pessoas viciadas em drogas.

"Uma em cada 20 pessoas é dependente de álcool -- comparada a uma em 45 que é viciada em todas as formas de drogas legais e ilegais, incluindo medicamentos obtidos por prescrição médica", de acordo com um comunicado da Alcohol Concern.

"Está na hora de ministros tratarem o abuso de álcool com a seriedade que o assunto merece -- não com promessas", disse o diretor da entidade, Eric Appleby, em um comunicado.

Appleby quer que o governo britânico intervenha na questão do abuso de álcool através do lançamento de uma estratégia que coordene a ação a níveis nacional e local.

O Departamento de Saúde da Grã-Bretanha admitiu que um plano de estratégia de álcool, prometido há muito tempo, foi adiado, mas disse que a proposta continua valendo.

"Mantemos nosso compromisso com a estratégia e pretendemos submeter o documento a consulta assim que ele for concluído", afirmou um porta-voz.

De acordo com a Alcohol Concern, o número de mortes relacionadas ao álcool registradas em hospitais aumentou cerca de dois terços entre 1987 e 1997, na Grã-Bretanha.

Além disso, o número de mulheres e jovens que bebem muito aumentou -- 50 por cento mais mulheres bebiam em excesso em 1998 do que dez anos antes e jovens entre 11 e 15 anos bebem o dobro do que em 1990.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários