Notícias de saúde

Gestação reduz eficácia de medicamentos para epilepsia

14 de março de 2022 (Bibliomed). Muitas mulheres com epilepsia têm convulsões quando engravidam, e os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, acreditam terem descoberto a razão.

Analisando as concentrações sanguíneas de 10 medicamentos anticonvulsivantes comumente usados ??em mulheres com epilepsia em diferentes estágios da gravidez e após o parto, os pesquisadores descobriram que houve declínios significativos nos níveis de sete drogas, variando cerca de 30% para lacosamida a mais de 56% para lamotrigina. Os pesquisadores também descobriram que os declínios nos níveis sanguíneos das drogas ocorreram apenas alguns dias após a concepção.

Os autores explicam que pessoas com epilepsia precisam manter um regime de medicação ajustado para controlar as crises. Segundo eles, algumas pessoas acreditam erroneamente que as alterações na concentração sanguínea das drogas não ocorrerão antes das 20 semanas de gravidez, mas os resultados desse estudo mostram como é importante começar monitorando e ajustando as dosagens de medicamentos dos pacientes desde o início da gestação.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2021.5487.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários