Notícias de saúde

Compartilhar escova de dentes pode causar doenças

04 de março de 2022 (Bibliomed). Uma cena que chamou atenção no Big Brother Brasil (BBB) foi quando Lucas e Eslovênia compartilharam uma escova de dentes. Alguns internautas mão acharam nada de mais, mas outros ficaram enojados com a situação. Afinal, dividir a escova de dentes faz mal?

A escova de dentes é um item de higiene pessoal que tem como função remover a placa bacteriana e restos de alimentos dos dentes. Então, mesmo que se lave a escova, alguns microrganismos permanecerão nas cerdas. Por isso, não devemos compartilhar escovas de dente, pois pode ocorrer de as bactérias presentes na boca de uma pessoa passarem para a outra.

Compartilhar escovas de dentes com crianças é ainda mais perigoso, pois os tipos de bactérias que existem na boca de adultos são diferentes das encontradas na boca das crianças, o que pode causar doenças bucais nos pequenos.

É preciso se atentar, também, na forma como se guarda a escova de dente. É importante que as escovas não encostem umas nas outras, para que não ocorra contaminação cruzada. Para evitar isso, pode-se usar capas protetoras. Além disso, as escovas precisam ser trocadas a cada três meses, ou depois de resfriados, gripes ou outras infecções no trato respiratório.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed. Março de 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários