Notícias de saúde

Medicamentos são necessários após bariátrica?

14 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A gastrectomia vertical e o bypass gástrico são os procedimentos cirúrgicos bariátricos mais comuns no mundo. No entanto, a descontinuação da medicação a longo prazo e a resolução da comorbidade permanecem obscuras.

Estudo publicado em JAMA Surgery teve como objetivo comparar a incidência de descontinuação e reinício de medicamentos para diabetes, hipertensão arterial e hiperlipidemia até 5 anos após gastrectomia vertical ou bypass gástrico.

Neste estudo de pesquisa de eficácia comparativa de 95.405 pacientes submetidos à gastrectomia vertical ou bypass gástrico em Y de Roux, o bypass gástrico foi associado a uma incidência ligeiramente maior de descontinuação de medicamentos para diabetes, hipertensão ou hiperlipidemia até 5 anos após a cirurgia, em comparação com gastrectomia vertical. Os pacientes submetidos ao bypass gástrico também tiveram menor incidência de reinício da medicação para todas as 3 classes de medicamentos.

Esses achados sugerem que, após a cirurgia bariátrica, os pacientes que fizeram bypass gástrico podem ter maior probabilidade de permanecer livres de medicamentos relacionados à obesidade em comparação com aqueles que foram submetidos à gastrectomia vertical.

Fonte: JAMA Surgery. DOI: 10.1001/jamasurg.2021.6898.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários